Responsive Menu
Add more content here...

Gatil Zuliani

Conheça nossas raças

British Shorthair/Longhair & Scottish Fold

Leia mais sobre cada uma das raças abaixo e em caso de dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui!

British Shorthair

Gato de pelo curto inglês (British Shorthair) é uma raça de gatos de origem britânica. É mais conhecida por sua pelagem cinza e olhos cobres vibrantes. É provavelmente a mais antiga raça de gato, e uma das mais populares.
História da Raça

O British Shorthair, também chamado de padrão britânico, é uma das raças de gatos mais antigas do mundo.

Gatos do Egito, levados pelo Exército Romano para a Inglaterra por volta de 400 a.c, acasalaram com espécies nativas da região, produzindo posteriormente uma raça robusta e forte, que rapidamente se adaptaram à terra e ao clima.

Como estão isolados do continente Europeu, a Grã-Bretanha passou a ter um tipo característico de gatos.

Características

Ele é conhecido por sua força física e sua habilidade para caçar, eles serviam como excelentes controladores de ratos, protegendo celeiros e campos. Também é reconhecido por ser um companheiro excelente, de natureza resiliente, comportamento calmo e grande lealdade, rapidamente conquistou a admiração do homem, tornando-se um animal doméstico.

O gato de pelo curto inglês é uma raça de desenvolvimento lento, e as fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e macio ao toque. Possuem várias cores, mas a mais conhecida é o azul(cinza).

Por sua inteligência, é uma das raças preferidas para filmes em Hollywood e comerciais de televisão. São excelentes companheiros para toda a família. São tímidos, amistosos e muito afetuosos. É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas. A raça também inspirou o Gato Risonho (O gato que ri) de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll achava que o animal estava sempre sorrindo por causa do formato de sua boca.

British Longhair

A história do British Longhair está intimamente relacionada com a do British Shorthair. Na verdade, ambas as raças correspondem ao mesmo padrão, sendo que a diferença reside no facto de o British Longhair ter um pelo comprido e suave, consequência do cruzamento com os gatos persas.
Personalidade

Os British Longhair reúnem as características dos British Shorthair e dos persas. São animais tranquilos e equilibrados, que, por norma, são ideais para viver dentro de casa e partilharem o espaço com uma família. Como a maioria dos gatos, adoram receber atenção, mimos e brincadeiras.

As brincadeiras em conjunto com os donos assumem particular relevância para os animais que vivem em apartamentos. O inglês de pelo longo é um gato dócil que aprecia ser estimulado mentalmente.

Na hora da brincadeira, ponha à disposição do seu gato vários jogos, desde o clássico ratinho até às bolas e os jogos de inteligência.

Aparência

Tal como os seus semelhantes de pelo curto, os Highlander têm um corpo robusto e, idealmente, musculado e sem excessos de gordura. As patinhas são curtas e o pelo comprido e forte. A cabeça é redonda e o nariz curto e, ao contrário de numerosos exemplares de pelo longo, largo e com uma ligeira fenda. As orelhas do British Longhair são iguais às do British Shorthair: pequenas e arredondadas. A estes traços característicos juntem-se os olhos grandes, redondos e escuros e o pelo denso e o aspeto final é o de um urso de peluche.

As fêmeas pesam entre 4 e 6 kg e os machos podem pesar até 8 kg. Em comparação com outros gatos de raça grande, como o Maine Coon, o British Longhair é compacto, embora pareça maior tendo em conta a densidade do seu pelo.

O pelo dos British Longhair não é tão comprido quanto o dos gatos persas, sendo então descrito como "semilongo". A subpelagem densa é a responsável pelo aspeto de peluche, dado que o pelo dos Highlander está afastado do corpo.

Cuidados
Como cuidado primordial para a saúde do seu gato British ou também de outras raças é sempre interessante manter o seu comedouro e bebedouros limpos e também abastecidos, é importante que eles tenham sempre comida nas horas certas e água sempre fresca e à vontade. Sua ração também deverá ser sempre de boa qualidade e balanceada de acordo com as necessidades de crescimento do animal. Também mantenha brincadeiras regulares com o seu gato, assim evita excesso de peso e proporciona uma vida saudável para ele.

Scottish Fold

História da Raça

Scottish Fold é uma raça de gato doméstico originária da Escócia. Os gatos desta raça possuem naturalmente um gene dominante mutante, que afeta as cartilagens do corpo, e produz exemplares de orelhas dobradas ("fold" em inglês).

O gato da raça Scottish Fold é uma raça que sofreu mutações genéticas naturais, que fizeram com que a sua cartilagem das suas orelhas dobrassem em direção aos seus olhos. Alguns até mesmo o chamam carinhosamente de raça dos Gatos Coruja, por terem olhos grandes e expressivos, além de contar com orelhas dobradas para frente lembrando muito uma coruja.

A sua origem aconteceu na Escócia no ano de 1961. Isto em uma fazenda perto da cidade de Coupar Angus, região onde havia uma única gata com orelhas dobradas. Esta gata então passou a ter filhotes e dois destes filhotes tinham as orelhas dobradas como as da mãe.

O fazendeiro William Ross, que era um grande apaixonado por gatos, pode adquirir os dois gatinhos, e com a ajuda do geneticista Pat Turner pode produzir 76 filhotes nos três primeiros anos.

Os nascimentos aconteceram da seguinte forma, houve 42 gatos com orelhas dobradas e 34 gatos com as orelhas retas.

A conclusão que se teria é que a mutação das orelhas teria acontecido devido a um gene dominante que lhe dá a característica das orelhas dobradas.

E desde então o Scottish Fold vem se tornando cada vez mais popular principalmente nos países do norte como os Estados Unidos e também o Canadá.

Características da Raça

É um gato robusto, de porte médio, com variantes de pêlo curto ou comprido. Possui orelhas pequenas e dobradas para frente. É a única raça de gatos domésticos com a característica da orelha dobrada para frente, e que surgiu de uma mutação genética espontânea.

Todos os gatos da raça Scottish Fold nascem com a orelha reta e aos poucos vai se dobrando geralmente quando eles possuem 21 dias de idade. Os gatinhos que não desenvolvem as orelhas dobradas são conhecidos como "Straight". Os gatos originais da raça tinham apenas uma dobra em seus ouvidos, apesar disto devido a sua reprodução seletiva os criadores vêm aumentando a dobra para um vinco duplo ou mesmo triplo que faz com que o ouvido possa ser quase que totalmente plano com relação a sua cabeça.

As orelhas dobradas são um gene dominante incompleto que afeta a cartilagem das orelhas e faz com que elas dobrem para frente e para baixo dando uma semelhança de tampa para a cabeça. A dobra é firme e os gatos preferidos são os que possuem uma dobra solta e uma orelha um pouco maior.

Além de suas orelhas bastante peculiares, o Schottish Fold é um gato que possui um porte médio, conta com peso de 3 a 4 kg para fêmeas e entre 4 a 5 kg para gatos machos, com a cabeça e o corpo bem arredondados. Este gato também possui pernas que são mais curtas do que o normal, aparentando inclusive serem baixinhos. Seus olhos são bastante particulares, grandes e expressivos além de amplamente espaçados que poderão dar uma expressão doce para este felino. A cor dos olhos do Scottish Fold varia de acordo com o manto de sua pelagem, que poderá variar do mel, dourado, castanho ao verde, dando uma expressão extremamente doce ao felino. Seu nariz possui um aspecto curto, contando com uma curva suave e corpo de gato bem arredondado com uma aparência que seja acolchoada de tamanho médio e redondo. Suas pernas são curtas, porém fortes. Sua cabeça é abaulada na parte superior e o seu pescoço costuma ser muito curto.

Pelagem
O gato da raça Scottish Fold pode contar com um pêlo longo ou curto e o seu pêlo é extremamente macio.
Temperamento

O Scottish Fold é meigo e brincalhão. São ótimos companheiros, toleram outros animais e também são agradáveis ao extremo. Não são muito pacatos, mas também não são muito agitados, por isso possuem uma agenda em média. Os felinos desta raça sejam eles os exemplares com orelhas dobradas ou mesmo com orelhas normais são normalmente bem-humorados e tranquilos, que podem tranquilamente se adaptar a outros animais diferentes como cães e gatos de outras raças se adaptando a qualquer ambiente, até mesmo ambientes que podem ser considerados como muito pequenos para ele.

Eles tendem se tornar animais de estimação muito ligados aos seus donos e por natureza são muito afetuosos e retribuem todo o carinho que recebem deles. Gostam muito de realizar brincadeiras, são muito inteligentes, leais, e principalmente adaptáveis a qualquer pessoa que estiver em seu lar.

Costumam dormir de costas e normalmente oferecem uma sonoridade em sua voz bastante suave, exibindo um complexo repertório de miados além de ronronar frequentemente, possui sons bastante diferenciados o que é uma característica encontrada em poucas raças. Também são conhecidos por sentarem com as pernas esticadas e as patas em sua barriga, na chamada posição de Buda.

Saúde

Como cuidado primordial para a saúde do seu gato Scottish Fold ou também de outras raças é sempre interessante manter o seu comedouro e bebedouros limpos e também abastecidos, é importante que eles tenham sempre comida nas horas certas e água sempre fresca e à vontade.

Sua ração também deverá ser sempre de boa qualidade e balanceada de acordo com as necessidades de crescimento do animal.

Uma observação muito importante é que não se deve cruzar um gato da raça Scottish Fold com outro gato Scottish Fold, afim de se evitar problemas de saúde. Por esse motivo usa-se cruzar gatos da raça Scottish Fold com outros de orelhas retas, como: British shorthair/longhair, American shorthair (Gato de pêlo curto americano) ou ainda com o Scottish Straight.

Animais provenientes de tais cruzamentos dessas raças que citamos têm direito ao certificado de pedigree e são considerados raça pura, pois essa é a forma de se criar Scottish Fold corretamente, sendo assim evita-se problemas de saúde, que não aparecem na prole resultante dessas cruzas responsáveis.

Em suma, os Scottish Folds são gatos geralmente saudáveis, quando o processo de criação é ético e responsável, adquirindo o seu Scottish Fold conosco ele terá uma alta qualidade de vida. Claro, contanto que você se comprometa a ter cuidados regulares com alimentação nutritiva, brincadeiras, cuidados médicos e muito amor.

×